Dia “Congresso” menos 5

Congresso2013_banner_horiz

Faltam 5 dias…

Como referido no artigo de ontem, a Exposição de Bonsai é uma das principais atividades de um Congresso.

Expor um Bonsai é uma tarefa que assusta os menos experientes, mas que é tida em conta pela maioria dos bonsaístas como um dos objetivos a atingir no caminho percorrido por cada um de nós. Até porque a exposição de exemplares é um dos mecanismos mais importantes para a divulgação do trabalho individual e a evolução do “estado da Arte” nas diversas comunidades, sejam elas um Clube, uma região, um país ou uma parte do mundo.

Sem ser demasiado fastidioso, até porque não é nossa pretensão deixar aqui um guia exaustivo (muito menos tecnicamente perfeito), gostaríamos de deixar umas dicas para os nossos leitores terem uma ideia do que se deve pensar quando da preparação de um exemplar para uma exposição.

Um Bonsai deve começar a ser preparado para uma exposição logo desde que chega às mãos do bonsaísta, no início do seu treino (que pode durar uma vida 🙂 ): os cuidados de cultivo, os cuidados com a saúde da planta,  a escolha do vaso e a estilização (escolha da frente e da inclinação relativamente ao vaso, construção do nebari, ramificação, madeira morta…) são tarefas genéricas que fazem parte do objetivo final – ter em mãos um exemplar esteticamente bem estruturado e de boa saúde, que permita, com alguns retoques finais, apresentar uma peça de arte viva pormenorizadamente bem cuidada.

Depois, a escolha dos elementos a acompanhar o Bonsai (geralmente dependentes da época do ano e do que o bonsaísta pretende transmitir na imagem final da sua arte viva):

  • onde assenta o Bonsai – mesa, laje de pedra ou madeira?
  • qual o acompanhamento: kusamono (planta), suiseki (pedra) ou artefacto?
  • utilização ou não de kakemono (“papiro” vertical com uma poesia ou uma pintura)?

Finalmente os preparativos finais – as tarefas a efetuar mais próximo da data da exposição:

  • melhorar o aspeto geral da planta com
  • alguns retoques de poda e de limpeza do tronco, dos ramos e das folhas
  • limpeza da superfície do solo e/ou melhoria do musgo superficial
  • limpeza do vaso

Em jeito de ilustração, e publicidades à parte, deixamos aqui um vídeo do Graham Potter com o título Preparing Bonsai Masterpiece for Exhibition. É em inglês, mas são cerca de 10 minutos bastante elucidativos (do nosso ponto de vista 😉 ).

Esperamos que gostem:

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Eventos, Exposições, Notícias do Mundo Bonsai, Outras Associações, Vídeos

Os comentários estão fechados.