Dia “Congresso” menos 6

Entrámos “em estágio” para o Congresso deste ano, que se realiza no próximo fim de semana, 17 e 18 de novembro, no Porto.

E, para levar até aos nossos leitores um pouco deste espírito, vamos ter uma série de artigos nos dias de contagem decrescente para o (grande!) evento.

Dedicamos o primeiro destes artigos a dar um pouco a conhecer o que é um Congresso Nacional de Bonsai no contexto português.

O Congresso é realizado anualmente pela Federação Portuguesa de Bonsai, uma associação que reúne todos os clubes nacionais. Atualmente é constituída pela Associação Lusitana de Bonsai, pelo Clube Bonsai de Sintra, pelo Clube Bonsai do Algarve e pelo Bonsai Clube do Porto.

A responsabilidade da sua organização é da direção, que é rotativa entre os diversos Clubes. Este ano calha aos nossos congéneres do Porto, pelo que será realizado nesta cidade do norte do País.

O evento comporta, geralmente, as seguintes atividades:

  • Exposição de Bonsai, onde são mostrados os exemplares selecionados por cada um dos Clubes (que entram numa espécie de concurso para atribuição de prémios por um júri selecionado) e onde podem ainda ser mostrados exemplares de artistas estrangeiros (extra-competição).
  • Concurso Novo Talento – um concurso onde associados dos diversos Clubes se inscrevem para, num espaço de 3 horas, “transformarem” uma árvore de viveiro (geralmente um junípero) num pré-bonsai. O trabalho é avaliado por um júri selecionado e o vencedor representará Portugal no Concurso Novo Talento organizado pela European Bonsai Association (Associação Europeia de Bonsai) no ano seguinte ao do Congresso.
  • Demonstrações onde sócios selecionados dos diversos clubes e/ou artistas nacionais ou estrangeiros trabalham árvores, estilizando-as para serem futuros Bonsai. São geralmente atividades que decorrem em palco ou num espaço que permita que o público assista, durante um dos dias, às transformações que os exemplares vão sofrendo, e que depois ficam expostas para se apreciar o resultado final.
  • Apresentações e/ou outras atividades de artes paralelas à do Bonsai, como origami, ikebana, cerimónia do chá…
  • Exposição de artistas de cerâmica. O Bonsai está intimamente ligado à cerâmica, através dos vasos que são necessários para completar a Arte. É prática comum convidar artistas nacionais (e por vezes estrangeiros) para exporem a sua arte no Congresso.
  • Stands de venda relacionados com a Arte do Bonsai. Por vezes incluem-se espaços para que haja um núcleo de intercâmbio comercial de produtos e serviços relacionados com a Arte do Bonsai.

Uma retrospetiva dos últimos Congressos em Portugal:

Cartazes_0a4

  • Congresso de 2008 – Denominado inicialmente o 1º Congresso, por ter sido organizado numa fase em que a FPB não estava ainda oficializada, passou, posteriormente, a “Congresso zero”. Organizado pelo extinto Bonsai Club de Braga, na cidade de Guimarães. Reportagem do CBS aqui.
  • 1º Congresso – Organizado em 2009 ainda pelo Bonsai Club de Braga, mas já sob a égide da atual FPB, também na cidade de Guimarães. Reportagem do CBS aqui.
  • 2º Congresso – Organizado em 2010 pela Associação Lusitana de Bonsai, em Setúbal. Reportagem do CBS aqui.
  • 3º Congresso – Organizado em 2011 pelo Clube Bonsai de Sintra, na Ericeira. A nossa reportagem aqui e uma resenha fotográfica de muito boa qualidade aqui.
  • 4º Congresso – Organizado em 2012 pelo Bonsai Clube do Algarve, em Albufeira. A reportagem do CBS aqui.

E venha o 5ª Congresso – só faltam 6 dias!

5_Congresso-2013

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Eventos, Exposições, Notícias do Mundo Bonsai, Outras Associações

Os comentários estão fechados.