Cerâmica RAKU

A actividade subordinada ao tema Raku decorreu no passado dia 7 de Junho, perto de Torres Novas, no Atelier de Miguel Neto (ceramista português que consta da lista de Bonsai Pot Signatures Europe, divulgada no site www.yamadori.nl).

Durante 400 anos o Raku esteve exclusivamente associado ao fabrico das taças de chá, características da cultura Japonesa.

Actualmente, no Ocidente, Raku é uma denominação associada a uma técnica em que as peças cerâmicas são vidradas, submetidas a temperaturas de 1000ºC, retiradas rapidamente para recipientes fechados com uma atmosfera redutora (sem oxigénio) e submersas em água para completar o processo de arrefecimento. A peça sofre efeitos químicos e físicos determinados quer pela temperatura, quer pelos materiais usados, cujo resultado normalmente é um brilho muito característico e quase exclusivo do Raku. Todos os factores que envolvem esta técnica são relativamente difíceis de controlar: o resultado final de uma peça de Raku tem sempre um lado imprevisível e, por isso, cada peça é única.

(Para os sócios com curiosidade em saber mais, encontra-se já publicado no nosso fórum um artigo subordinado a este tema.)
 
Ficam aqui os “links” para os slideshows com as fotos mais representativas:

– do Workshop

– do inevitável convívio

E, por fim, o vídeo da “sessão da noite” (sim, porque a actividade prolongou-se para lá da janta!!).

Bem hajam, pessoal!

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Eventos

Os comentários estão fechados.